Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

aprenda como cuidar de cabelos afros

Por Virgínia Vargas
Os cabelos muito crespos, como os afros, são fios delicados quee exigem cuidados extras para se manterem bonitos e saudáveis. Isso porque, além de possuírem uma estrutura fina e porosa, por causa da ondulação, eles são naturalmente secos.
É por isso que, normalmente, quem os possui não gosta muito do que a natureza ofereceu. “Se não forem bem cuidados, os cabelos afros ficam com um aspecto muito ressecado e armam demais, fazendo com que a maioria das mulheres invista em tratamentos alisantes”, afirma o cabeleireiro Fernando Fernandes, um especialista em cabelos afros.
Segundo Fernando, este é um dos grandes erros que cometem as mulheres de cabelos crespos. “Tudo bem alisar os fios, mas é preciso, antes disso, tratar os cabelos, para deixá-los hidratados, fortes, macios e saudáveis. Se todas as mulheres que alisam os cabelos fizessem hidratações periódicas, com certeza aceitariam melhor seus cabelos naturais”, garante.
O principal truque para manter os cabelos afros bonitos e saudáveis é mesmo a hidratação. “Em casa, deve-se fazer hidratações semanais, com produtos específicos para cabelos crespos, e no salão, hidratações mensais voltadas a recuperar a estrutura e amaciar os fios”, afirma Fernando.
Em alguns casos, apenas hidratar não é suficiente. É preciso investir em tratamentos diferenciados, como a Permanente Afro. Fernando explica que este tratamento é indicado principalmente para as mulheres que gostam de ter os cabelos crespos, mas percebem que os cachos não possuem definição. “A Permanente Afro é um processo químico feito para dar cachos em cabelos sem forma. Ela é feita em duas etapas: na primeira aplica-se um produto com amônia para tirar o excesso de volume; na segunda, aplica-se um produto para cachear e dar forma aos cabelos”, esclarece.
Existem também outros dois tratamentos para quem tem cabelos crespos ou muito crespos: o relaxamento e o alisamento. Segundo Fernando Fernandes, os dois utilizam a mesma fórmula química, com variação na quantidade e no tempo de atuação nos fios. “O relaxamento é voltado para mulheres que possuem cabelos encaracolados e querem diminuir o volume, sem perder os cachos. Já o alisamento, como diz o nome, deixa os fios lisos”, diz.
Já as chamadas escovas progressivas, não são indicadas para cabelos crespos ou muito crespos. “Eu desaconselho totalmente estas escovas em cabelos afros porque, além de não funcionar nestes fios como deveriam, estes tratamentos utilizam formol na fórmula, substância proibida e que faz mal”, adverte. Segundo o especialista, o alisamento mais eficaz em cabelos afros é o mais simples, a base de guarnidina ou de sódio.
É importante ressaltar também que, para executar qualquer tipo de tratamento químico, deve-se ficar de cinco a seis meses, pelo menos, sem aplicar químicas. “Faz-se o teste da mecha, para ver se o cabelo pode receber uma química, que, em caso positivo, é aplicada somente na parte virgem dos fios”, ressalta o especialista. Cabelos com descoloração e tintura não podem receber alisamentos, sob o risco de cair e quebrar. Além disso, quem alisa ou relaxa os cabelos deve evitar fazer alongamento com cola porque na hora que você tira o alongamento, o cabelo, que está fragilizado pelos processos químicos, pode cair.
Tendências para cabelos afros
Fernando Fernandes explica que a maioria das tendências para cabelos afros vem dos Estados Unidos. “Atrizes e cantoras famosas, como Halle Berry e Beyoncé, são as grandes referências para as brasileiras. Isso porque a mulher negra americana criou um estilo em cima dos cabelos alisados que está com tudo agora. Uma tendência do momento é usar o cabelo médio ou longo e alisado, como a atriz Sheron Menezes está usando atualmente. O chanel alisado também está em alta. Já para as pessoas que estão com os fios detonados, necessitando de um bom corte, sugiro um curto, desfiado e com a nuca batida”, afirma. Entre as cores, Fernando garante que os tons vermelhos, acobreados e marrons são os mais bonitos para mulheres negras. “Luzes não aconselho porque agridem muito os fios crespos”, complementa. 
Dicas de cuidados diários
Lave de duas a três vezes por semana apenas para não ressecar ainda mais os fios. Lembre-se também de não abusar na temperatura da água, que deve ser morna e de utilizar pouco shampoo para lavar;
- Faça banhos de creme semanais com produtos específicos para cabelos afros e de boa procedência. Lembre-se de não deixar o produto nos cabelos por mais tempo do que o recomendado nas instruções de uso;
- Se o cabelo acorda armado, umedeça com água e aplique um creme leave in indicado para cabelos crespos. Isso desarma os fios e os mantém hidratados e protegidos durante o dia. Se necessário, reaplique o leave in durante o dia;- Se o cabelo for alisado e não for extremamente seco, utilize uma pomada para dar um jeitinho nas pontas;- Fernando Fernandes tem uma dica interessante para quem possui cabelos alisados. Segundo o especialista, dormir com uma fronha de cetim na cabeça mantém os fios no lugar. “A fronha diminui o atrito entre os fios e o travesseiro, diminuindo o frizz e evitando a perda de oleosidade natural. O resultado é perceptível a longo prazo, já que os cabelos vão ficando menos ressecados”, garante; 
- Evitar usar prancha todos os dias porque o calor tira a umidade natural, queima e quebra os fios. Use no máximo duas vezes por semana;
- Para tirar o volume, invista em hidratações, ou seja, mantenha o cabelo sempre bem tratado, em casa com hidratações semanais, e no salão, com hidratações mensais. Se o cabelo tiver recebido processos químicos é preciso ainda cuidar da manutenção da química;
- E, por último, lembre-se de tratar dos seus cabelos com um bom cabeleireiro, que entenda de cabelos afros. “Como estes fios exigem mais cuidados e a maioria das mulheres que os possuem fazem químicas, é muito importante que o profissional escolhido seja um especialista no assunto”, completa Fernando Fernandes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário