Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

Leitura de vestibular!

livros-vestibular
O ENEM já passou e mais uma vez cheio de complicações. Mas, os vestibulares das Universidades Públicas estão apenas começando. Nesse domingo (6) acontece o da Unesp, no próximo da Unicamp. No final do mês vem a temida prova da Fuvest, em dezembro Unifesp, Fatec e assim por diante. Isso sem contar a segunda fase.
Acho que a essa altura todos já tem de cor e salteado as leituras obrigatórias dos vestibulares, não é mesmo? Hummm, para aqueles que olharam para o lado ou que correram no Google para  tentar descobrir quais eram os livros, bom esse post é para vocês. Agora, se você faz parte da turma engolidora de livros, nada melhor do que dar uma revisada nos últimos dias antes das provas.
Bom, caso você seja o estudante desesperado que decora todas as páginas e capítulos, bem como nome dos personagens e a cor do cabelo de cada um deles, em certo ponto você está no caminho certo. É bom estar familiarizado com a história e as personagens, mas o decoreba nesse caso não funciona  tão bem. Aqueles que não são “marinheiros de primeira viagem” já sabem do que estou falando, mas se é a sua primeira vez, vamos descobrir juntos.
Quando aparece uma questão de matemática na prova, você não se depara com exercícios de soma ou subtração isolados como acontecia na quarta série, certo? O mesmo acontece com os livros. A questão não terá como pergunta qual era o nome da mocinha por quem Bentinho se apaixonou. O que acontece é a chamada intertextualidade.
Inter o quê? Intertextualidade é quando um texto é criado a partir de outro. Ou ainda, o diálogo entre diversas áreas do conhecimento. Sendo assim,a obra vem relacionada com o período em que foi escrita e suas caracteristicas. Mais do que saber se naquela época as mulheres já usavam soutien ou não, é importante conhecer o estilo de escrita de cada autor e qual a situação politica-social do período da obra.
AimeuDeusdocéueagoraeunãoseinadadisso!!!! Calma, calma lá. Claro que apenas alguns parágrafos não recuperam o tempo perdido.Na verdade, não tão perdido, porque tenho certeza que todas essas informações já estão bem guardadinhas ai dentro, vamos apenas apresentá-las umas as outras. Pois bem, história prazer em conhecer literatura. Literatura prazer em conhecer sociologia.
Pronto! Agora, vamos lá buscar o que cada obra tem de mais interessante e mais particular para podermos tirar de letra (desculpe o trocadilho) esses temidos vestibulares.  (leia mais…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário