Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Raia, Claudia (1966)

Biografia
Maria Claudia Motta Raia (Campinas SP 1966). Atriz e produtora. Intérprete de musicais importados do modelo americano da Broadway, cria, na década de 90, um estilo de espetáculo que mistura programa de auditório, esquetes de humor e números musicais, centrado em sua personalidade.
Inicia a carreira em São Paulo, aos 17 anos: em 1983, lidera o elenco de Chorus Line, de James Kirwood e Nicholas Dante. Dois anos depois, já no Rio de Janeiro, atua em Gatão de Estimação, de Gerard Lauzier, direção de Cecil Thiré. Faz Splish Splash, de Flávio Marinho, 1988, sob a direção de Wolf Maya. No ano seguinte, já com destaque na televisão, onde faz novelas e programas de humor, produz o musical Loja dos Horrores, de Roger Corman, novamente sob a direção de Wolf Maya.
Na década de 90, empreende uma série de produções musicais em que, além de atuar como protagonista, interpreta a si mesma em textos escritos para ela por Silvio de Abreu e com direção de Jorge Fernando: Não Fuja da Raia, 1991; Nas Raias da Loucura, 1993; Caia na Raia, 1996. Com grande sucesso de público e intenso ritmo de turnês, a atriz e produtora assume a opção pelo teatro de entretenimento e rentabilidade.
Em 1999, Cláudia Raia atua em 5 X Comédia, coletânea de esquetes de Miguel Falabella, Hamilton Vaz Pereira, Mauro Rasi e Vicente Pereira, sob a direção geral de Hamilton Vaz Pereira.
Em 2000, atua ao lado de Miguel Falabella e Tuca Andrada, em O Beijo da Mulher Aranha, versão musical de Claudio Botelho do romance de Manuel Puig, em que, segundo o crítico Macksen Luiz, a atriz, "com técnica de bailarina e preparação musical, transmite com vigor a figura idealizada de uma Aurora de invenção".1
Na TV Globo é atriz de primeiro escalão, atuando nas novelas Rainha da Sucata, 1990; Deus Nos Acuda, 1992 ; Torre de Babel, 1998; As Filhas da Mãe, 2001/2002, todas de Silvio de Abreu, com direção de Jorge Fernando, entre outras. É também requisitada para os programas humorísticos da casa como TV Pirata, 1988/1990; e Os Normais, 2001/2002.
Notas twitter (antes_dosquinze)

Nenhum comentário:

Postar um comentário